Construindo o sindicato de todos nós
Sindicato dos Metalúrgicos de Carlos Barbosa

Artigo

Resistir com união e luta

Nos dias 21 de abril e 1º de maio, celebramos os dias do Metalúrgico e dos Trabalhadores. São datas que homenageiam e reconhecem o papel da classe trabalhadora para o desenvolvimento nacional. Mas, estas datas também reforçama necessidade de resistir aos ataques que o povo vive desde 2016, quando o impeachment resultou numa grave crise política, econômica, institucional e social.

O desemprego aumentou; os salários caíram; foi aprovada uma reforma trabalhista que enterra direitos; os serviços públicos ficarão limitados graças à Emenda Constitucional 95, que congela os investimentos do governo por 20 anos; cresceram a miséria, a desigualdade e a violência. A mobilização dos trabalhadores barrou a tramitação da reforma da Previdência, mas o sonho do governo de vê-la aprovada até o final de seu mandato é um sinal de alerta de que a batalha ainda não foi vencida.

Considerando todo este contexto, o Sindicato dos Metalúrgicos conclama todos os trabalhadores e trabalhadoras a se unirem ainda mais. Para isso, é essencial fortalecer os sindicatos, associando-se e fazendo parte do cotidiano da luta de suas categorias. O trabalho coletivo, a luta pelo que é justo, será a saída para superarmos a crise e garantirmos um futuro melhor e mais digno para todas e todos

+ Artigos