Construindo o sindicato de todos nós
Sindicato dos Metalúrgicos de Carlos Barbosa

Artigo

Seis anos de muita parceria, lutas e conquistas

O dia 23 de novembro marcou um importante momento para os metalúrgicos de Carlos Barbosa. Nesta data, em 2010, o Sindicato da categoria se desmembrava da base de Caxias do Sul, iniciando sua caminhada autônoma de lutas e conquistas. A história teve início ainda em fevereiro de 2008, com a inauguração da sede local, culminando com a emancipação dois anos depois.

 

Este processo foi resultado da constatação de que os metalúrgicos de Carlos Barbosa necessitavam de uma entidade própria, mais próxima de sua base, e que estivesse totalmente focada nas demandas dos trabalhadores locais.

 

De lá para cá, a combinação da postura contundente do Sindicato com sua disposição para o diálogo tanto com a categoria quanto com o empresariado garantiu vitórias importantes. Junto com os metalúrgicos, o Sindicato conseguiu, entre outras conquistas, negociar aumentos que figuraram entre os melhores do estado e do país para o setor; direitos sociais como auxílio-creche; melhores condições de trabalho e salubridade nas fábricas; atendimento médico, odontológico e jurídico gratuito e de qualidade; convênios exclusivos em áreas diversas, além da disponibilização de sede campestre para os associados durante o verão.

 

No atual momento vivido pelo país, trabalhadores de todos os setores correm sérios riscos. A PEC 55, que congela investimentos na área social, as propostas de reforma trabalhista e previdenciária, projetos de terceirização e flexibilização de direitos, entre outros, podem acabar com a CLT e com conquistas garantidas na Constituição de 1988. Neste cenário, o Sindicato se posiciona com firmeza, reafirmando seu compromisso original: fortalecer a luta dos metalúrgicos para garantir o que foi adquirido e avançar ainda mais visando ao bem-estar da categoria.

+ Artigos