Construindo o sindicato de todos nós
Sindicato dos Metalúrgicos de Carlos Barbosa

Artigo

Um atentado contra a democracia

Por Todson Marcelo Andrade, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Carlos Barbosa*

A gravidade do golpe ocorrido no Brasil extrapolou os limites do território nacional. Nossa jovem democracia foi exposta a uma situação de descrédito internacional; nossa nação foi apequenada diante da chegada ao poder de um governo ilegítimo, via golpe institucional, e que já nasce marcado pela corrupção, pelo conservadorismo, pelo fisiologismo e pela falta de uma visão nacional que assegure crescimento com distribuição de renda, combata as desigualdades e garanta desenvolvimento. Aliás, as gravações tornadas públicas nesta segunda-feira (23/05), envolvendo o ministro interino do Planejamento, Romero Jucá, e o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, deixam claro o caráter golpista do processo de impeachement.

Mundo afora a repercussão foi negativa. O jornal norte-americano The New York Times colocou que Dilma Rousseff paga um preço “desproporcionalmente alto” por erros administrativos, enquanto vários de seus principais opositores são acusados de crimes mais flagrantes.

O britânico The Guardian diz que o sistema político brasileiro é que deveria ser julgado e não a presidenta, além de destacar: “a ironia é que muitos dos acusadores são acusados e por pecados piores”.

No entanto, este trágico momento da história nacional, desnudado por estes e outros jornais internacionais, não deve nos desanimar. Mais do que nunca é hora de o povo brasileiro ir às ruas contra o golpe e em defesa de seus direitos conquistados a duras penas. Não vamos permitir que um país grandioso como o Brasil seja visto, lá fora, como uma republiqueta comandada pelo que há de mais atrasado em nossa política. Vamos às ruas mostrar que nossos trabalhadores e trabalhadoras estão unidos, lutando pela democracia, pela garantia de seus direitos e pela superação da crise política e econômica que hoje nos acomete.

* artigo originalmente publicado na seção Palavra do Presidente do Jornal dos Sindicato dos Metalúrgicos de Carlos Barbosa e atualizado no dia 24/05

+ Artigos