Por Cátia Argenta, coordenadora do Hospital São Roque

A chegada da pandemia de Covid-19 no Brasil e, mais precisamente à nossa região e cidade, colocou em cheque os serviços de saúde. Desde as primeiras notícias da proporção da Covid-19 e com a possibilidade que logo chegasse ao Brasil, reunimos esforços, equipes, planejamos e buscamos nos organizar de forma a estar preparados da melhor forma possível para atender aos possíveis casos que surgiriam. Um comitê de enfrentamento foi instalado, abrangendo todo Tacchini Sistema de Saúde, com um núcleo aqui no Hospital São Roque.


Uma das maiores alterações envolveu criar um “Hospital dentro de outro Hospital (ala Covid-19)”, ou seja, uma ala exclusiva de pronto atendimento para pacientes com sintomas respiratórios. Neste local, uma equipe de profissionais está pronta para atender e manejar pacientes que precisam de atenção hospitalar.


A equipe está paramentada, utilizando os Equipamentos de Proteção especiais para cuidado próprio e também para com cada paciente. Os pacientes são acolhidos por essa equipe e, após avaliação médica, pode ser encaminhado para fazer exames e até mesmo internação.
Nessas situações, todo fluxo é feito pela área externa do hospital, preservando todos os demais pacientes que precisam de atendimento pelas mais variadas situações. Para que esta circulação externa ocorra de forma segura, foi montada uma cobertura de toldos.


Em caso de internação, uma ala isolada também foi organizada. Ainda, se o quadro requerer cuidados mais intensivos, há uma estrutura organizada para dar os cuidados necessários até que o paciente seja transferido para o hospital de referência.


Em paralelo, na entrada principal do hospital, outra equipe encontra-se a postos para receber situações de urgência/emergências que não relacionadas a doenças respiratórias, de forma segura e preservada.
Cada detalhe vem sendo pensado e alterado para melhorar a segurança de todos os pacientes que precisam dos nossos serviços. Neste momento de pandemia, justamente no ano em que o Hospital São Roque completa 65 anos de serviços prestados a esta comunidade, buscamos reafirmar nossos compromissos e atender da melhor forma possível aos que precisarem de serviços hospitalares.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *