Trabalhadores da Tramontina Eletrik aprovam renovação do horário especial

Trabalhadores da Tramontina Eletrik aprovam renovação do horário especial

Na quinta-feira, 21, às 23h15, o Sindicato dos Metalúrgicos de Carlos Barbosa realizou uma Assembleia Geral Extraordinária na Tramontina Eletrik. O objetivo foi analisar, junto aos funcionários, a proposta de renovação e adendos do acordo de jornada de trabalho especial da empresa.

O presidente Todson Marcelo Andrade abriu a assembleia fazendo um resgate sobre a origem do primeiro acordo, realizado em 2019. “A reforma trabalhista, em 2017, entre outras mudanças, permitiu que também que fossem criados horários flexíveis de jornada especial, mediante acordo coletivo aprovado pelos trabalhadores”, pontuou. A legislação determina que essa modalidade de acordo deve passar por aprovação em assembleia a cada dois anos.

Na sequência, Todson passou a palavra para o tesoureiro do Sindicato, Volnei da Cruz, para a leitura do edital. Posteriormente, foi aberta a palavra aos trabalhadores e, sanadas as dúvidas, a pauta do edital foi colocada em votação.

Na ocasião, foi aprovado por mais dois anos, com apenas um voto contrário, a renovação do horário especial. Atualmente, 140 pessoas trabalham na Eletrik neste horário e há possibilidade de ampliação do quadro de funcionários. A Eletrik é a única empresa do grupo Tramontina com essa modalidade de jornada especial, no momento. 

Os horários especiais existentes e que foram renovados são:

Turno 1: das 07h12min às 12h e das 12h45min às 16h45min

Turno 2: das 16h45min às 22h28min e das 23h13min às 01h52min

Turno 3: das 22h28min às 01h07min e das 01h52min às 07h12min

O acordo ainda contempla:

· Folga de um a dois dias úteis por semana;

· 3 dias consecutivos de descanso no decorrer do mês;

· Possibilidade para troca de folga de trabalho durante a semana;

· O funcionário trabalhará, em média, 6% a menos que os demais empregados, recebendo a mesma remuneração.