História

A história do Sindicato dos Metalúrgicos de Carlos Barbosa traz consigo a marca de homens e mulheres que queriam vez e voz diante das realidades do mundo local para agregar valor no  trabalho do cotidiano. Surgiu da força e da união de idéias concretas e insolúveis que baseavam-se na luta pela classe trabalhadora, sob o aspecto de defender aquele que produz a riqueza do país, pela dignidade de um lar confortável e uma família socialmente amparada.

Inicialmente, a base metalúrgica da cidade era filiada ao Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul. Mas, a cidade de Carlos Barbosa sempre se anunciou pujante, atraindo grandes instalações industriais e, por consequência, uma grande quantidade de trabalhadores e trabalhadoras que precisavam de uma entidade capaz de lhes proporcionar o poder de reivindicação por melhores condições de trabalho e salário e de lutar pela manutenção e conquista de direitos.

Na década de 1970, com a doação de terreno na rua Rio Branco, 359, no Centro, a atual sede foi construída voluntariamente pelas mãos dos próprios metalúrgicos. Foi em 28 de fevereiro de 2008 o surgimento do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico de Carlos Barbosa, independente de Caxias do Sul. Naquela noite, trabalhadores se reuniram, em assembleia, para aprovar o estatuto da nova entidade que posteriormente registrado no Ministério do Trabalho.

Em 2012, o Sindicato apresentou sua carta sindical aos metalúrgicos de Carlos Barbosa, que confirmaram nas urnas os nomes que passariam a compor a primeira Diretoria Executiva do Sindicato. A eleição aconteceu em março e contou com expressiva parcela dos sócios: mais de 70%. A Chapa única, encabeçada por Todson Marcelo Andrade, teve mais de 95% de aprovação dos eleitores.

Em poucos anos, a entidade se tornaria referência local entre diversas outras classes de trabalhadores, tanto pelo seu caráter combativo em defesa dos direitos dos trabalhadores como, também, pela prestação de serviço social e atendimentos nas áreas trabalhista, saúde e lazer.

 

Gestão 2020

Todson Andrade
Presidente
Cristiane Baldasso
Secretária Geral
Ivanor Ceratto
Vice-presidente
Mauro Lodi
Diretor
Volnei
Tesoureiro geral
Sidnei Radke
Suplente de Diretoria
Valério Royer
Suplente de Diretoria
Viviane Bertotto
Suplente de Diretoria
Dirceu Deconti
Diretor
Zelindo Cerutti
Diretor
Remo Gewer
Conselheiro Fiscal
João Deitos
Conselheiro Fiscal
Carlos Bergamini
Conselheiro Fiscal
José Luiz Ribeiro de Lima
Conselheiro Fiscal
Francisco Clodomir de Almeida
Suplente de Diretoria