História

A história do Sindicato dos Metalúrgicos de Carlos Barbosa traz consigo a marca de homens e mulheres que entendiam e queriam vez e voz diante das realidades do mundo local para agregar valor no  trabalho do cotidiano. Surgiu da força e da união de ideias concretas e insolúveis que baseavam-se na luta pela classe trabalhadora, sob o aspecto de defender aquele que produz a riqueza do país, pela dignidade de um lar confortável e uma família socialmente amparada.

Inicialmente, a base metalúrgica da cidade era filiada ao Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul. Mas, a cidade de Carlos Barbosa sempre se anunciou pujante, atraindo grandes instalações industriais e, por consequência, uma grande quantidade de trabalhadores e trabalhadoras que precisavam de uma entidade capaz de lhes proporcionar o poder de reivindicação por melhores condições de trabalho e salário e de lutar pela manutenção e conquista de direitos.

Com a doação de terreno na rua Rio Branco, 359, no Centro, a atual sede foi construída voluntariamente pelas mãos dos próprios metalúrgicos e la na década 70 ainda, e em 28 de fevereiro de 2008, surgia o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico de Carlos Barbosa,independente de Caxias do Sul. Naquela noite, trabalhadores se reuniram, em assembleia, para aprovar o estatuto da nova entidade que posteriormente registrado no Ministério do Trabalho.

Em 2012,ja com a com sua carta sindical os metalúrgicos de Carlos Barbosa confirmaram nas urnas os nomes que passariam a compor a primeira Diretoria Executiva do Sindicato. A eleição aconteceu em março e contou com expressiva parcela dos sócios: mais de 70%. A Chapa única, encabeçada por Todson Marcelo Andrade, teve mais de 95% de aprovação dos eleitores.

Em poucos anos, a entidade se tornaria referência local entre diversas outras classes de trabalhadores tanto pelo seu caráter combativo em defesa dos direitos dos trabalhadores como, também, pela prestação de serviço social e atendimentos nas áreas trabalhista,saúde e lazer.

 

Gestão 2019

Sede Campestre

A Sede Campestre em parceria com o Clube União Cruzeiro Rio Branco e o Sindicato é uma estrutura qualificada para o lazer e o descanso dos trabalhadores metalúrgicos e seus familiares. Trata-se de uma estrutura que oferece piscinas, infantil e adulto, churrasqueiras, lanchonete, área de camping, estacionamento.

 
  • Informações: 54 3461 1605
  • Rua Buarque de Macedo, s/n - Centro Carlos Barbosa | RS

Consulte a data de abertura da temporada e agende seu exame médico. Associe-se e aproveite!