A pesquisa De Olho Nas Negociações, realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) mostra que os trabalhadores vêm provando certo poder de resistência nas negociações salariais de 2020, diante da grave situação econômica nacional, conforme revela análise dos reajustes registrados no Mediador, do Ministério da Economia.
A pesquisa analisou 4.938 reajustes salariais de categorias com data-base entre janeiro e agosto de 2020, registrados até a primeira quinzena de setembro. Os dados mostram que cerca de 43% dos reajustes resultaram em aumentos reais aos salários, 29% em acréscimos iguais à inflação e 28% em perdas reais, com base na variação da inflação desde o último re-ajuste de cada categoria pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A variação real média dos salários em 2020, até o momento, é ligeiramente negativa: – 0,07%.
O Sindicato dos Metalúrgicos de Carlos Barbosa é um exemplo de união e liderança ativa no ramo metalúrgico. Nós realmente reivindicamos o que é de interesse de trabalhadoras e trabalhadores que precisam viver com dignidade, sempre embasados pela realidade local. Por mais que a pandemia tenha sido comprometedora, de modo generalista, em Carlos Barbosa as indústrias metalúrgicas vivem uma realidade bem diferente. Não é segredo que a produção aumentou significativamente por aqui e algumas empresas se deparam com pouca matéria-prima, frente a um aumento acentuado de demanda do mercado. Que bom! Quanto mais produção, mais empregos.
Continuaremos vigilantes, sempre alerta sobre a condição de trabalho e a busca permanente para melhorar a vida da família metalúrgica. Sua participação no Sindicato é fundamental para isso. Faça parte.