Por Todson Marcelo Andrade,
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Carlos Barbosa
Quando comecei minha vida profissional na Irwin, em 2004, jamais imaginei que um dia poderia integrar a direção do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Carlos Barbosa, muito menos ocupar a presidência desta entidade tão importante para os trabalhadores barbosenses.
Comecei em 2006 como representante da base na Federação Estadual e, na época, já sentíamos a necessidade de ter um sindicato mais próximo à base, de acordo com a realidade local. Em 2008, juntamente com um grupo de trabalhadores de diversas empresas do município, em comum acordo com o Sindicato de Caxias do Sul, decidimos fundar o Sindicato local.
No dia 28 de fevereiro de 2008 foi realizada a assembleia de fundação, com um auditório lotado e a presença de lideranças sindicais de Caxias foram dados os primeiros passos para a fundação de uma entidade autônoma na luta por mais direitos e melhores condições de trabalho e salário para os metalúrgicos barbosenses.
Os primeiros anos foram de muito aprendizado e hoje percebemos que estamos no caminho certo. Muitos companheiros já passaram pela entidade e ajudaram nesta caminhada. Hoje temos uma presença atuante na categoria. Além das convenções coletivas de trabalho (dissídios), que contemplam quase 70 cláusulas como o reajuste, quinqüênio, auxílio creche, dentre outros, sempre atuamos com muito diálogo, firmeza e
responsabilidade. Também temos negociado muitos acordos bons para os metalúrgicos, especialmente neste momento de pandemia, que resultam em melhores salários, direitos, benefícios, PPRs, jornada especial, bonificações, entre outros.
Em 2017 foi aprovada a Reforma Trabalhista. Se por um lado o projeto de lei revogou e flexibi-lizou muitos direitos dos trabalhadores brasileiros, por outro lado deu uma importância ainda maior para os sindicatos no sentido de participar efetivamente de acordos das relações de trabalho, juntamente com os trabalhadores que podem decidir alguns pontos por meio de votações, conforme determina a nova legislação, o que antes era impossível.
No ritmo de mudança que estamos vivendo no mundo do trabalho, cada dia precisamos estar nos atualizados quanto as novas legislações e relações. Não somos perfeitos, erramos e acertamos como qualquer ser humano. No entanto, os trabalhadores metalúrgicos podem ter a certeza que enquanto estivermos à frente da entidade, vamos honrar cada gota de suor na luta por mais conquistas para nossa categoria.
Para os associados do Sindicato, melhoramos ainda mais os serviços e convênio, temos um calendário de eventos com programação durante todo o ano, com exceção nesse momento de pandemia, que inviabiliza atividades presenciais. Esperamos logo chegar a vacina para toda população e assim, aos poucos, voltar à rotina.
Convido todos os metalúrgicos e metalúrgicas a conhecerem mais o Sindicato, se associarem e participarem das atividades, para que possamos ter uma entidade ainda mais forte e representativa pelos seus direitos.