A comunidade atendeu ao chamado e participou do Almoço do Mês do Trabalhador em Benefício do Hospital São Roque, realizado no último domingo, 30 de maio. No total foram arrecadados R$17.600,00 com os ingressos e todo o valor foi doado.
Nesta sexta-feira, o Hospital anunciou que aplicará a quantia na estruturação de um posto de coleta de leite materno. Esse é uma necessidade crescente em Carlos Barbosa e que não precisará mais ser adiada, já que grande parte dos investimentos são destinados ao tratamento de Covid-19.
“Toda vez que recebemos uma doação, olhamos com carinho e gratidão e buscamos aplicar o recurso da melhor forma possível, sempre em benefício dos pacientes, da Comunidade. Desta vez, a doação recebida através do almoço beneficente ao Hospital, organizado pelo Sindicato do Metalúrgicos de Carlos Barbosa e apoiadores, trará um benefício inestimável aos bebês.
Dos R$ 17.600,00 recebidos, o principal investimento será na estruturação de um posto de coleta de leite materno, alinhado ao Banco de Leite AMA, localizado no Hospital Tacchini. A adequação da sala, específica para esta finalidade ocorrerá em breve e, a partir de então o serviço será amplamente divulgado para todas as mamães que puderem e desejarem contribuir.
Após a aplicação dos recursos a prestação de contas será publicada no portal da transparência, no site do hospital e em meio físico, ao Sindicato. Assim, cada pessoa que contribuiu com este lindo projeto, poderá conferir a aplicação dos recursos.
A nutricionista Monica Damiani Ferret, responsável técnica pelo Serviço de Nutrição do Hospital, comenta: “com estrutura adequada e orientação, as mães internadas poderão utilizar o espaço para realizar a coleta do leite para o seu bebê ou para doação. As mães da comunidade que possuem leite excedente também poderão doar, realizando a coleta no Hospital São Roque ou à domicílio, sempre após orientação da equipe de nutricionistas do Hospital, que também é responsável pelo armazenamento e transporte do leite doado até o banco de leite AMA, recém inaugurado no Hospital Tacchini.”
Assim, especialmente bebês prematuros, internados na UTI neonatal poderão ser beneficiados com o uso deste leite, que passa por um processo de pasteurização para posterior uso. O leite materno é ideal para os bebês prematuros, por oferecer todos os nutrientes necessário ao desenvolvimento, além de transferir anticorpos, aumentando a imunidade dos bebês.
Dra Ilcione Grison de Grison, pediatra que atua em Carlos Barbosa e veemente incentivadora do aleitamento materno, relata a alegria em saber do novo posto de coleta de leite: “foi com um misto de alegria e surpresa que recebi da administradora do hospital, a Cátia, que, além de termos um banco de leite no Hospital Tacchini, teremos um posto de coleta em Carlos Barbosa. Imaginem a minha alegria em saber que, o que achava que era uma realidade muito distante de nós, vai acontecer e terei o prazer de orientar às mães que têm uma grande produção de leite, para que possam doar. Os prematurinhos internados agradecem!”
“Gratidão a cada pessoa que contribuiu, viabilizando este sonho e a nobreza de um serviço dedicados aos bebês”, agradece Catia Argenta, gestora do Hospital São Roque.
O Sindicato dos Metalúrgicos agradece a comunidade, e em especial aos apoiadores que contribuíram com essa importante ação. São eles: CTG Trilha Serrana, Sicoob Carlos Barbosa, Vitallis Saúde Integrada, Hospital São Roque, Lutzemberg Comércio e Transporte, Padaria e Confeitaria Dolce Sapore, Placa & Ponto e Cooperativa Santa Clara.