Com uma aprovação de 99,9%, a Chapa 1 foi reeleita para a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Carlos Barbosa, no pleito realizado nos dias 4 e 5 de junho. Dos 361 associados aptos a votar, 232 participaram, e destes, 99,9% aprovaram a chapa.
O presidente da comissão eleitoral, Alberto do Nascimento, agradeceu aos membros da comissão e aos trabalhadores que exerceram seu direito democrático de votar, pela oportunidade de coordenar os trabalhos, e à participação dos sindicatos que apoiaram na coleta dos votos. Ele também ressaltou a tranquilidade do processo eleitoral dos metalúrgicos de Carlos Barbosa.
Os associados que estão em dia com suas contribuições votaram nas empresas durante o expediente, enquanto os sócios aposentados compareceram à sede do Sindicato. O presidente-reeleito, Todson Marcelo Andrade, comemorou e agradeceu em nome da direção reeleita: “É muito gratificante continuar a luta pelos direitos dos trabalhadores metalúrgicos de Carlos Barbosa, especialmente neste momento tão difícil e desafiador que o povo gaúcho está enfrentando.”
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e da Federação dos Metalúrgicos (Fitmetal), Assis Melo, enfatizou a importância da eleição: “Parabenizo o Todson e os companheiros pelo novo mandato e pelo desafio que vem pela frente. Sabemos das dificuldades que os trabalhadores enfrentam, mas esperamos fortalecer a luta e conquistar vitórias nos desafios que virão”, disse.
Por fim, o presidente reeleito afirmou que “este é mais um passo importante para o fortalecimento da categoria. Temos projetos pela frente, como ampliar o quadro social e finalizar a construção das piscinas na sede dos metalúrgicos, entre outras questões que temos planejadas para fortalecer a categoria metalúrgica e melhorar os benefícios para os associados do sindicato. Ao mesmo tempo em que lutamos pela valorização do trabalho e pela melhoria de vida do trabalhador, queremos oferecer mais benefícios aos sócios”, afirmou.
O pleito foi acompanhado e apurado por membros dos sindicatos dos metalúrgicos e do comércio de Caxias do Sul, Chapecó e Rio de Janeiro. O mandato da diretoria reeleita inicia em 1º de janeiro de 2025 e encerra em 31 de dezembro de 2027.
Além do presidente Todson, a chapa eleita é composta por Ivanor Ceratto (Vice-Presidente), Cristiane Farias da Costa Baldasso (Secretária-Geral), Dirceu Luiz Deconti (Primeiro-Secretário), Volnei Antônio Machado da Cruz (Tesoureiro Geral), Zelindo Cerutti (Primeiro-Tesoureiro); Mauro José Lodi (Segundo Tesoureiro); Diretoria Suplentes: Francisco Clodomir de Almeida, Sidinei Radke, Valério Royer, Viviane Schneider Bertotto; Conselho Fiscal: Carlos Bergamini, João Ângelo Deitos, José Luiz Ribeiro de Lima; Conselho Fiscal Suplentes: Remo Gewehr.