Por Dra. Daniela Guerra Andrioli
Você sabia que, na boca de cada ser humano existem cerca de 50 bilhões de bactérias? Impressionante, não é mesmo? Mas, calma! Isso é normal.
Se o crescimento dessas bactérias for controlado pela boa higiene bucal, pela nutrição adequada e pela ação protetora do sistema imunológico do próprio corpo humano, sua presença não será prejudicial.
O importante é que essas bactérias estejam em equilíbrio em nossa boca.
Se nos descuidarmos, não higienizando corretamente e tendo ingestão alta e frequente de açúcares, essas bactérias irão se multiplicar de forma descontrolada, podendo causar danos, sendo os mais comuns:
Cáries: lesões que afetam os dentes, podendo apresentar-se como manchas ou cavidades. Se não tratadas, podem atingir partes mais profundas dos dentes e gerar dor.
Inflamação das gengivas: o acúmulo de bactérias e resíduos alimentares (placa bacteriana), faz com que a gengiva fique inchada, sangrante e dolorida. Pode evoluir para porções abaixo da gengiva. Em casos mais severos e não tratados, pode haver até mesmo a perda do dente.
Para evitar esses problemas, é necessário que os cuidados com a saúde bucal virem rotina diária! Além disso, o acompanhamento periódico com um dentista é fundamental, visando sempre a prevenção e o tratamento nos estágios iniciais.
Os associados do Sindimetal de Carlos Barbosa tem atendimento odontológico gratuito na sede do sindicato, onde a Dra. Talita atende a todos com carinho e dedicação.
Além disso, na clínica Vitallis, parceira do sindicato, há atendimento especializado e com condições super especiais.
Cuide-se e agende sua consulta!