Na terça-feira, 27, os metalúrgicos de Carlos Barbosa aprovaram em assembleia o maior reajuste salarial do setor no estado e um dos maiores do país.
A aprovação do aumento salarial de 4,72%, que inclui um ganho real de 0,66% acima da inflação acumulada nos últimos 12 meses, representou uma vitória significativa para a categoria.
Esse reajuste, segundo estudo do DIEESE, poderá injetar quase R$ 23 milhões na economia local e regional, fortalecendo o comércio e gerando um impacto positivo em Carlos Barbosa e nas áreas relacionadas, como o setor de serviços, além de aumentar a arrecadação de impostos pelo poder público.
Além disso, os metalúrgicos e metalúrgicas conquistaram melhorias nas cláusulas sociais, como a redução do desconto no auxílio-transporte de 3,5% para 1,5%, e a ampliação do auxílio-creche, que agora será vinculado à criança, beneficiando mais famílias.
Assim como foi aprovado pelos metalúrgicos de Caxias do Sul, em Carlos Barbosa também foi aprovado um reajuste para 2025, garantindo 0,50% acima da inflação que estiver vigente em agosto do próximo ano, reforçando a conquista e o compromisso da categoria em manter condições de trabalho justas.
O presidente interino, Ivanor Ceratto, destacou a importância dessas conquistas, ressaltando que poucos grupos conseguem acordos tão favoráveis. Essa assembleia não só marcou o encerramento da Campanha Salarial, mas também reafirmou a força dos metalúrgicos de Carlos Barbosa em lutar por seus direitos e contribuir de forma decisiva para o desenvolvimento econômico da região.