SIMECS e Sindicato dos Metalúrgicos de Carlos Barbosa atuam juntos com iniciativas de prevenção

Claudio Onofre, do SIMECS, juntamente com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Carlos Barbosa, Todson Marcelo Andrade, e o tesoureiro geral, Volnei da Cruz

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (SIMECS), representado pelo senhor Claudio Onofre, e o Sindicato dos trabalhadores das Indústrias, Metalúrgicas, Mecânicas e Material Elétrica de Carlos Barbosa. (STIMMME), definiram estratégias para contribuir no combate à proliferação do Covid-19. A reunião, realizada no dia 19 de março, resultou na definição de medidas que buscam auxiliar o setor a atuar na prevenção da saúde e segurança dos trabalhadores e na sustentabilidade das empresas.

Foi assinada uma CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO EM CARÁTER EXTRAORDINARIO /EMERGENCIAL. Nela, ficou estabelecido o modo de como as empresas metalúrgicas de Carlos Barbosa deverão proceder neste momento de pandemia mundial, em virtude do Coronavírus. Entre as determinações está o afastamento imediato de trabalhadores com mais de 60 anos, gestantes e portador de doenças crônicas. Para os demais trabalhadores o acordo contempla a possibilidade de férias individuais ou coletivas, banco de horas, em caráter extraordinário, ou flexibilização de jornada.

Além disso, orienta-se que viagens nacionais e internacionais sejam canceladas. Para as pessoas que retornarem de viagem a diretriz é seguir em resguardo domiciliar. Todas as ações deverão ser alinhadas entre o trabalhador e a empresa, com excepcionalidade na cláusula de banco de horas que deverá ter a concordância de 50% mais 1 (um) dos trabalhadores, mediante votação.

Os sindicatos seguirão acompanhando a situação periodicamente e reforçam a importância da atuação conjunta das entidades para orientar e sensibilizar empresas e trabalhadores, para que sigam medidas de prevenção para a redução dos impactos do Covid-19. 

A Convenção Coletiva de Trabalho em Caráter Extraordinário Emergencial foi assinada pelo presidente do SIMECS, Paulo Spanholi, pelo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Carlos Barbosa, Todson Andrade, e pelo gerente da Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia, Vanius Corte.

Abaixo, segue o Acordo da Convenção Coletiva de Trabalho em Caráter Extraordinário/Emergencial, publicado na integra:

CONVENÇAO-EMERGENCIAL-1

PDF Embedder requires a url attribute

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *