Foi aprovada na manhã de sábado, 29 de Julho, por unanimidade, a pauta de reivindicação da Campanha Salarial dos Metalúrgicos de Carlos Barbosa.
Os trabalhadores pedem a correção da inflação dos últimos 12 meses (índice exato será divulgado até 10 de agosto), e mais 3% de aumento real. Outro ponto aprovado foi a elevação do piso inicial da categoria para R$ 2.200,00.
Este ano a negociação será apenas das cláusulas econômicas. As cláusulas sociais estão negociadas até julho de 2024. “A categoria metalúrgica está confiante de fazer um bom acordo, tendo em vista o cenário econômico favorável do país. As empresas locais continuam contratando e atingindo excelente faturamento, por anos seguidos”, diz Todson Marcelo Andrade, presidente da entidade.
Durante sua apresentação sobre a analise econômica de Carlos Barbosa e cenário mundial, o economista do Sindicato, David Fialkow Sobrinho, disse que “é possível e justo os trabalhadores conquistarem 3% de aumento real.”
O próximo passo será entregar a pauta ao sindicato patronal (SIMECS) até 11 de agosto, para que seja iniciada a negociação.
Intitulada “Meu trabalho vale mais – Somos o motor da economia barbosense”, a campanha salarial busca valorizar o trabalho dos metalúrgicos, ressaltando seu papel fundamental no desenvolvimento econômico do município.
De acordo com análises realizadas pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), a maioria das negociações salariais realizadas durante os primeiros 5 meses de 2023, têm garantido aumentos reais, ou seja, reajustes acima da inflação. Dos 759 acordos coletivos de trabalho com data-base em maio que foram analisados, 88% resultaram em reajustes acima da inflação. Apenas 11% ficaram equivalentes ao índice de inflação INPC-IBGE, enquanto 0,5% apresentaram reajustes abaixo do índice.
Nesse contexto, os metalúrgicos de Carlos Barbosa se unem em busca de melhores condições salariais, reconhecendo a importância do seu trabalho para a economia local. “A campanha visa não apenas garantir aumentos reais para a categoria, mas também impulsionar o desenvolvimento econômico da cidade como um todo. A assembleia do dia 29 foi um momento decisivo para definir as estratégias e metas da negociação com a Patronal, fortalecendo a representatividade dos metalúrgicos e promovendo a valorização do seu trabalho”, disse o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Carlos Barbosa, Todson Marcelo Andrade.
O aumento salarial é imprescindível, pois o valor da cesta básica, calculada pelo Dieese, atingiu R$ 781,56 em maio de 2023, representando cerca de 44% do piso salarial da categoria dos trabalhadores. Além disso, itens essenciais do orçamento, como água, condomínio, creche, plano de saúde e refeições em restaurantes, tiveram aumentos acima da taxa de inflação. Embora a inflação possa estar baixa, isso não significa que o custo de vida diminuiu, pois os salários no Brasil são baixos em comparação com o alto custo de vida. A pressão inflacionária recai principalmente sobre os trabalhadores, afetando os itens essenciais que possuem um peso significativo em seus orçamentos.
Além disso, a inflação não considera despesas como juros de cartão de crédito e financiamentos, contribuindo para o elevado endividamento das famílias brasileiras. As altas taxas de juros no país, as mais altas do mundo, desestimulam o consumo, beneficiam o setor financeiro e prejudicam o investimento e o emprego.