Por Todson Marcelo Andrade
Há quase um mês, o estado do Rio Grande do Sul tem sofrido com a maior tragédia de sua história, com mais de uma centena de perdas de vidas e prejuízos incalculáveis nas cidades destruídas. Mais de 450 municípios foram atingidos em algum grau de destruição, e todos os habitantes do estado foram afetados direta ou indiretamente por essa tragédia.
Em Carlos Barbosa e região, onde houve destruição, também houve uma grande mobilização da sociedade em solidariedade. O poder público utilizou toda a sua estrutura para amenizar os estragos, e nos próximos anos devemos nos manter unidos para que, juntos, governo, empresas e sociedade, possamos superar essa catástrofe que a população gaúcha está vivendo.
A categoria metalúrgica barbosense, em grande parte, teve que parar por um período devido a fatores como dificuldade de deslocamento ao local de trabalho e a precariedade das estradas. As empresas também enfrentaram problemas de abastecimento de matéria-prima e para escoar a produção. Foi um verdadeiro caos, que em muitos municípios ainda perdura e certamente demorará para que a população volte a viver algo parecido com a normalidade que viviam antes desta tragédia.
Diante disso, foi preciso agilizar um acordo coletivo com determinadas empresas para regularizar esses dias de ausência ao trabalho, garantindo os direitos dos trabalhadores e dando segurança jurídica às empresas quanto às ações tomadas em um curto período de tempo, onde era necessário tomar decisões rapidamente sem prejudicar ninguém.
Eleições Sindicais
Por fim, finalizo esta coluna reforçando o convite aos associados para participarem da eleição sindical que acontecerá nos dias 4 e 5 de junho. Seu voto é imprescindível para a continuidade do nosso sindicato, que realiza um trabalho sério e comprometido com os direitos dos trabalhadores metalúrgicos barbosenses e pelo desenvolvimento local, bem como a continuidade da parte assistencial que o sindicato oferece aos sócios e seus dependentes, como atendimento odontológico, médico, psicológico, diversos convênios e, em breve, a nova sede campestre, onde estão sendo concluídas as obras das piscinas e melhorias para receber toda a família metalúrgica no próximo verão.
Sócios aposentados votam na sede do sindicato, das 08h às 18h no dia 4 e até as 12h no dia 5. Os sócios que estão trabalhando terão urnas itinerantes nas empresas, como aconteceu nas últimas eleições.
Um abraço fraterno a todos.