Palavra do Presidente Todson Marcelo Andrade
O 1º de maio deveria chegar trazendo uma lista de motivos para celebrar. Deveríamos enxergar o quanto nosso trabalho vale e o quanto nossas conquistas por direitos melhoraram a vida dos trabalhadores e da sociedade como um todo ao longo dos anos. Mas, infelizmente, nossas conquistas, nos últimos tempos, passaram a correr sérios riscos de continuar existindo.
A Reforma Trabalhista, que prometia, na época, gerar 6 milhões de novos postos de trabalho, e principalmente a perversa Reforma da Previdência, deixaram um rastro de destruição que muitos trabalhadores só estão começando a ver agora. Nossos direitos foram conquistados com muita luta e vidas, e não podemos abrir mão disso tão facilmente.
Precisamos tomar cuidado para não sermos influenciados por fake news e discursos marketeiros patrocinados por grandes corporações a interesse estritamente do capital, e não da valorização de quem trabalha, de quem produz a riqueza da nação. Nenhum país será realmente desenvolvido às custas do sofrimento e miséria do seu povo.
Segundo o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, estamos trabalhando mais e ganhando menos. Sei que muitos podem dizer que os trabalhadores barbosenses vivem uma realidade diferente, muito acima da qualidade de vida de outros brasileiros. Isso é verdade, em partes, pois nem tudo é o que parece. O custo de vida tem aumentado tanto que já não temos a mesma qualidade de vida que tínhamos há dez anos. Todos percebem quando vão ao mercado, farmácia ou abastecer o carro, o quanto os valores dos produtos aumentaram. Está cada dia mais difícil a vida do trabalhador assalariado.
O povo brasileiro deverá definir se continuará no rumo da barbárie ou buscará construir um outro caminho: o do diálogo, da união nacional, da reconstrução da nação, da valorização do trabalho, do fortalecimento das empresas e da democracia, e do resgate da soberania nacional.
Outro mundo é possível e está, como sempre esteve, ao alcance dos trabalhadores conquistá-lo novamente. Um feliz Dia do Trabalhador para todos!