Por Todson Marcelo Andrade, Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos

O primeiro de maio é comemorado em mais de 80 países. A data foi criada em homenagem aos trabalhadores mortos durante o protesto pacífico no ano 1886, em Chicago (EUA), pela redução de jornada e melhores condições de trabalho.

Quem participou dos protestos vinha de uma realidade desesperadora, com custo de vida alto e salários miseráveis. Naquela época, as famílias eram obrigadas a colocar as crianças nas indústrias para trabalhar até 14 a 16 horas diárias.

Passados 137 anos, muitas coisas mudaram para melhor. Direitos trabalhistas foram assegurados, o estado passou a garantir uma rede de proteção aos trabalhadores, mas somente aconteceu porque existiu muita luta e pressão dos trabalhadores.

Esses direitos seguem sendo discutidos no Congresso na intenção de serem extinguidos. A Reforma da Previdência, aprovada em 2019, é um exemplo disso. Além de prejudicar demais os jovens que estão começando sua vida profissional, muitos trabalhadores que estavam próximos de conquistar a aposentadoria vão ter que trabalhar cinco a dez anos a mais em virtude da mudança da lei.

Mas é claro que só modificaram a previdência dos trabalhadores da iniciativa privada e pública. Os militares continuam vivendo num mundo paralelo de benesses do estado, bancado pelos trabalhadores.

Atualmente, não só no Brasil, mas no mundo, segue a articulação de um movimento do poder econômico para tentar acabar com nossos direitos. Logo, tentaram acabar com os sindicatos, flexibilizaram os direitos dos trabalhadores através de reformas trabalhistas, que em sua grande maioria foi para precarizar a relação de trabalho.

Resistimos nestes tempos sombrios. Vamos continuar a luta, assim como fizeram os trabalhadores em maio de 1886. Vamos cobrar das empresa, dos parlamentares e dos governos para que respeitem os trabalhadores, com leis que estejam sintonizadas com as reais necessidades de uma sociedade e não apenas que interessem ao capital.

Em Carlos Barbosa, o Sindicato dos Metalúrgicos vai comemorar a data promovendo um evento no dia 06 de maio (sábado), das 14h às 18h, na futura área de lazer da categoria, com brinquedos e lanche para as crianças, música ao vivo e sorteio de prêmios para os associados, e brindes para os presentes.

Participe com sua família e amigos, afinal somos merecedores de dias melhores pela nossa dedicação e contribuição para com a sociedade. Os trabalhadores são a força motriz do desenvolvimento da nação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *